Revelando SP em São José dos Campos: em Tributo a Rolando Boldrin

por | jul 1, 2024 | Destaque 2

Começa na quinta-feira a edição de São José dos Campos do Revelando SP, maior festival da valorização da cultura tradicional paulista. Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com correalização da Prefeitura de São José dos Campos e gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte, o Revelando SP acontece no Parque Roberto Burle Marx (Parque da Cidade), até domingo, com entrada gratuita. 

Essa edição trará um Tributo a Rolando Boldrin, apresentador, ator, cantor, escritor e compositor que nos deixou em 2022. Boldrin, que se apresentou no Revelando SP em 2019 e 2022, foi, além de músico, um dos maiores divulgadores da cultura caipira. Em programas de televisão dos quais esteve à frente, deu espaço para atrações musicais sertanejas, contava causos, dançava e exibia peças teatrais e minidocumentários com temas que abordavam assuntos relacionados à vida no campo.

Os artistas reunidos para esse show interpretarão obras compostas pelo próprio Boldrin, apresentando o lado compositor do filho de Seu Amadeu e Dona Alzira que o público talvez ainda não conheça. O tradicional Grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga, será a banda de acompanhamento.

Entre os participantes do tributo estão Tuia, original do Vale do Paraíba, que surgiu na cena musical brasileira com a banda Dotô Jéka no início dos anos 1990, misturando rock com música caipira. Outro convidado para o espetáculo musical é Cláudio Nucci, de Jundiaí, integrante da formação original do Boca Livre. Sobem ainda ao palco o cantor, instrumentista e compositor Mazinho Quevedo, considerado um dos maiores propagadores e estudiosos da cultura caipira, e Sandro Bacelar, artista nascido em Porto Velho, Rondônia, que viajou pelo Brasil e pelo mundo divulgando a música regional amazônica.

 E para finalizar a lista de artistas convidados, o espetáculo musical terá ainda a participação especial do cantor Zé Geraldo, autor de canções como “Milho aos Pombos”, “Senhorita” e “Cidadão”. E o encarregado de fazer a apresentação do Tributo é Rodrigo Mangal, ator da cena paulistana, que também já se apresentou como mestre de cerimônias em diversas edições do Revelando SP. 

Revelando SP em São José dos Campos

A edição de São José dos Campos do Revelando SP conta com 118 participantes, com 45 representantes da culinária, 41 de artesanato e 30 das manifestações das culturas tradicionais paulistas, como catira, congada, jongo, folia de reis, samba de bumbo, moçambique e violeiros, além de duas exposições: uma com objetos utilizados pelos tropeiros e uma com trajes e adereços ciganos. Ao todo, 89 municípios estão representados do Revelando SP São José dos Campos.

Além do Tributo a Rolando Boldrin, também se apresentam no festival as duplas Teodoro & Sampaio e Sá e Guarabira, o grupo feminino de música sertaneja Barra da Saia e a cantora de samba Carolina Soares. Confira abaixo a programação completa de shows:

04 de julho, quinta-feira

20h30 – Teodoro & Sampaio

05 de julho, sexta-feira

20h30 – Barra da Saia

06 de junho, sábado

16h – Carolina Soares

20h30 – Tributo a Rolando Boldrin com Tuia, Zé Geraldo, Mazinho Quevedo, Sandro Bacelar, Grupo Paranga e Rodrigo Mangal

07 de julho, domingo

18h30 – Sá e Guarabyra

Em 2024, o Revelando SP foi expandido e terá, ao todo, cinco edições, levando a cultura tradicional paulista a mais regiões do estado:

Barretos – 17 a 19 de maio

Iguape – 14 a 16 de junho

São José dos Campos – 4 a 7 de julho

Presidente Prudente – 9 a 11 de agosto

São Paulo – 12 a 15 de setembro