Sem trio elétrico e sem amplificação, a Espetacular Charanga do França arrasta multidões no carnaval

por | fev 12, 2026 | Destaque 1, Destaque da Rádio

No dia 16 de fevereiro de 2026, a partir das 9h, O Espetacular Bloco da Charanga do França  (@charangadofranca) faz sua tradicional saída na segunda-feira de Carnaval em um cortejo que percorre o bairro de Santa Cecília, no centro de São Paulo. Já no dia 21 de fevereiro (sábado), às 10h, acontece a Charanguinha do França, versão pensada especialmente para crianças e suas famílias, ampliando a experiência de ocupação afetiva da cidade para novas gerações.

Neste ano, com patrocínio da CAIXA e com produção da Jasmim Produção Cultural, a Charanga volta às ruas para fazer o que sabe: transformar a cidade em uma grande festa democrática.

Criada e conduzida pelo saxofonista e compositor Thiago França (@thiagosax), a Charanga se consolidou como um dos blocos mais emblemáticos e transformou o carnaval de rua paulistano ao apostar em uma lógica oposta à do espetáculo amplificado. O projeto funciona como uma orquestra de chão, sem palco, sem amplificação e sem separação entre músicos e foliões.

Durante o cortejo, a orquestra caminha no meio do público. Não há vocalistas nem som mecânico. Quem canta é a multidão de foliões, formando um coro espontâneo que transforma o desfile em uma experiência coletiva onde todos são protagonistas.

O repertório atravessa estilos e gerações, reunindo marchinhas tradicionais, composições autorais e referências que vão de Nelson Cavaquinho ao funk, passando pelo axé dos anos 1990 e por sucessos contemporâneos. Um retrato da diversidade musical que compõe a cidade.

Mesmo sem amplificação, todos os anos, o bloco arrasta uma multidão que já chegou a marca de 40 mil pessoas em um único desfile. Uma espécie de organismo vivo transitando pela cidade, abastecido pela energia e pela força do encontro.

Com mais de 150 instrumentistas, a Charanga reafirma a rua como território de convivência. Mais do que atravessar a cidade no ritmo do carnaval, o bloco propõe ocupar, permanecer e criar vínculos. Ao abrir mão da amplificação, devolve o som à sua escala humana e aproxima corpo, música e espaço urbano, tratando a cidade não como passagem, mas como experiência compartilhada.

“O carnaval é um jeito de as pessoas conhecerem a cidade, criarem identificação. E esse tipo de identidade vira cidadania. As pessoas passam a cuidar mais do lugar, estabelecem uma relação de casa com esses espaços”, reflete Thiago França, figura fundamental do carnaval paulistano contemporâneo cuja trajetória artística sempre esteve ligada à ideia de que a música é uma ferramenta de transformação social. Sua visão entende o carnaval não como entretenimento isolado, mas como um dispositivo de reorganização simbólica da cidade. Um momento em que outras formas de convivência se tornam possíveis.

Músico com quase 30 anos de trajetória, integrante do Metá Metá, ele já acompanhou artistas como Elza Soares, Criolo, Emicida, Beth Carvalho e Tony Allen, soma 38 discos lançados e mais de 300 participações em gravações. Indicado ao Grammy Latino e vencedor de três Prêmios APCA, sua atuação sempre articulou música, pensamento e cidade.

Essa filosofia atravessa todas as camadas do projeto. Ao longo do ano, França e os músicos da Charanga realizam oficinas de sopro e percussão que reúnem cerca de 80 participantes, formando parte do corpo musical do bloco. Além do treinamento técnico, as oficinas cada vez mais se consolidam como um processo contínuo de formação artística e cidadã. Um aprendizado intenso sobre escuta, coletivo e presença no espaço público.

Criada em 2013, a Espetacular Charanga do França nasceu como um baile de pré-carnaval e cresceu junto com a retomada do carnaval de rua em São Paulo. Em 2023, o projeto recebeu o Prêmio APCA, na categoria Projeto Especial. Em 2024, Thiago França foi entrevistado no programa Roda Viva (TV Cultura), em edição especial dedicada ao Carnaval.

A Charanguinha do França, versão infantil do bloco, surgiu em 2018 e funciona como uma introdução ao carnaval de rua. Em formato totalmente acústico, com músicos fantasiados e intervenções lúdicas, o desfile chega à sua sexta edição em 2026, com expectativa de público de cerca de 3 mil pessoas.

No Carnaval 2026, a Charanga reafirma convite aos foliões para experimentar a liberdade de viver a cidade.

Informações: https://www.instagram.com/charangadofranca/

Patrocínio: CAIXA e Governo do Brasil – Tem patrocínio CAIXA, tem Governo do Brasil.

Serviço: O Espetacular Bloco da Charanga do França e Charanguinha

Grátis – Classificação Livre

Espetacular Charanga do França – Quando: 16 de fevereiro de 2026 (segunda-feira) – Horário: Início às 9h – Onde: Bairro Santa Cecília – Centro – São Paulo – SP – Ponto de Referência:  Rua Barão de Tatuí, altura do número 167 – Santa Cecília

Charanguinha do França – Quando: 21 de fevereiro de 2026 (sábado) – Horário: Início às 10h – Onde:  Vila Buarque – Centro – São Paulo – SP – Ponto de Referência: Praça Rotary

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini