A partir de 8 de novembro de 2025, às 11h, inaugura-se a Exposição Mestres do Futuro na Galeria Olido. Na ocasião, haverá a presença de mestres e aprendizes e uma cerimônia de finalização do projeto. A mostra fica em cartaz até o dia 7 de dezembro e é gratuita e aberta ao público.
Idealizado pela Kavantan & Associados, o projeto Mestres do Futuro teve início em 2008, com oficinas realizadas em comunidades do interior do Maranhão e do Pará e, desde então, vem trilhando um caminho de valorização dos saberes tradicionais em diferentes regiões do Brasil.
Na edição atual — Mestres do Futuro – São Paulo, com patrocínio da VR via PROMAC (Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais) — o projeto se estabelece na maior metrópole do país, mantendo sua essência: promover a transmissão intergeracional de técnicas ancestrais e fortalecer a identidade cultural periférica. Além disso, o projeto visou a geração de renda dos aprendizes e suas famílias.
A EXPOSIÇÃO
Como resultado do projeto, Mestres do Futuro abre uma exposição para apresentar o desdobramento público deste processo: mais do que mostrar os resultados das oficinas – abayomi e brinquedos tradicionais, cerâmica, crochê e tranças -, a mostra convida o público a conhecer um mapa afetivo da cidade, onde o fazer manual, a tradição e a coletividade se entrelaçam para construir futuros possíveis.
A exposição, apresentando os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e mestres do projeto, já passou pelas regiões Sapopemba, Cidade Tiradentes, Brasilândia e Rio Pequeno, onde as oficinas foram realizadas. Agora, os visitantes podem contemplar os trabalhos produzidos pelos mestres, além das obras dos aprendizes de cada oficina.
A exposição oferece audiodescrição, monitoria e possibilidade de visita tátil para pessoas com deficiência visual ou baixa visão.
“A exposição que já foi montada nos territórios onde as oficinas aconteceram, chega agora ao centro da cidade de São Paulo para que todos seus habitantes possam conhecer um pouco do imenso potencial criativo e a capacidade dos jovens de quatro regiões periféricas e distante entre si. Visitar esta exposição é vivenciar através das fotos, vídeos e obras ali apresentadas o processo potente, acolhedor e até festivo, de transmissão dos Mestres para seus aprendizes. É possível ainda observar o retorno desse processo, na concretização dos objetivos do projeto Mestres do Futuro – SP, de preservação, difusão e promoção da cultura popular local e dos saberes tradicionais das comunidades, e como é possível que seja gerada renda para os participantes com a criação e venda de objetos contemporâneos”, comenta Sonia Kavantan, a idealizadora do projeto.
Exposição Mestres do Futuro – Promac
De 8 de novembro a 7 de dezembro de 2025
Com visitação de terça a sábado, das 10h às 19h, e aos domingos das 13 às 18h.
Abertura: 8/11 às 11h, com cerimônia de balanço do projeto. Presença de Mestres e alguns aprendizes.
Galeria Olido – Vitrine Hub – Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo.
Créditos: Pombo Correio Assessoria de Comunicação



