Brasília será, mais uma vez, o palco da grande celebração dos talentos que fazem a música acontecer no Brasil. De 26 a 29 de junho, a capital federal recebe o 8º Prêmio Profissionais da Música (PPM), um encontro vibrante que exalta a diversidade e a importância dos que vivem e respiram a arte sonora. Nesta edição, com produção da GRV Música Media e Entretenimento, o evento se fortalece com o retorno da 4ª Feira da Música Independente (FMI) e o lançamento da Academia dos Profissionais da Música (APM), que acontecerão, simultaneamente, no Museu de Arte de Brasília (MAB), um dos cenários da realização. Com programações independentes e, ao mesmo tempo convergentes, e inúmeras atrações abertas ao público, PPM, FMI e APM somam oportunidades para a valorização, reconhecimento e expansão do setor musical.
Mais que um reconhecimento, o PPM é um movimento que ecoa em todo território nacional, e chega mais longe em 2025 com a missão de conectar, incentivar e reconhecer aqueles que fazem da música seu ofício e sua paixão. A sinfonia de encontros e trocas garante experiências enriquecedoras aos artistas, produtores, técnicos, jornalistas e demais agentes que constroem os bastidores e os holofotes da cena musical. Com sua vocação global de expandir parcerias internacionais, o evento apresenta a colaboração com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) no ano do cinquentenário de sua independência; com a Asociación para el desarrollo de la indústria de la música iberoamericana (Adimi) e a Red de Periodistas Musicales de Iberoamérica (REDPEMIB), como forma de fortalecer laços e abrir perspectivas para a troca de experiências entre Brasil e nações da África, América Latina, Europa e Ásia.
Tradicionalmente, o PPM presta tributo a personalidades que representam cada uma das modalidades que norteiam as 202 categorias. Em 2025, as honrarias dos segmentos Produção, Criação, Convergência e Educação vão, respectivamente, para: Alaíde Costa, cantora e compositora de sensibilidade rara e uma das grandes vozes da música brasileira; Itamar Assumpção (in memoriam), referência incontornável da Vanguarda Paulista, por sua obra autoral disruptiva e poética; Irlam Rocha Lima, jornalista cultural com mais de quatro décadas de dedicação à valorização da cena musical; e Reco do Bandolim, músico, educador e fundador do Clube do Choro de Brasília, reconhecido como importante difusor desse estilo musical 100% brasileiro. Às temáticas oficiais, somam-se duas especiais. Em Latam, a reverência destaca Ruy Cezar Costa Silva (in memoriam), artista, educador e articulador cultural brasileiro que levou a produção latino-americana aos palcos do mundo; e, em PALOP, Solange Cesarovna, uma das maiores vozes da música cabo-verdiana contemporânea, recebe a homenagem.
Depois de um hiato de 17 anos, a Feira da Música Independente Internacional de Brasília — FMI, chega à 4ª edição reafirmando seu compromisso com a pluralidade e a inovação que o ambiente da música propicia. Mais do que um espaço de exposição, a FMI, propõe uma reflexão sobre os desafios e as oportunidades do mercado independente, da criação à difusão. Com entrada gratuita, a feira reunirá artistas, selos, produtores, profissionais técnicos, empreendedores e público em geral em torno de intensa programação.
Na parte da programação musical, a celebração da diversidade e a excelência artística acontece na reunião de artistas que atravessam fronteiras e estilos. O público poderá conferir o encontro entre Ná Ozzetti, Patrícia Bastos e Dante Ozzetti; a potência artística de Luana Flores; os grooves afro-brasileiros do Coletivo SuperJazz, com participação dos nigerianos 2BornKings; e a elegância do jazz ítalo-brasileiro com Susanna Stivalli e Christianne Neves, que recebem o cantor italiano Fábio Lepore. Os palcos também abrem espaço para nomes da cena local e nacional com DJ Lethal Breaks, Karla Testa, BSB Ska Jazz Festival e DJ Barata.
Com um mercado repleto de barreiras, a feira, unindo tradição, inovação e um olhar estratégico para o futuro, oferece um ambiente dinâmico a expositores e visitantes. Seu ressurgimento, simultâneo à realização do 8º Prêmio Profissionais da Música (de 26 a 28 de junho), amplia sua projeção global, conectando talentos e impulsionando novas formas de fazer música.
http://www.ppm.art.br/
Créditos: Donna Mídia Comunicação – Charlotte Vilela