Ponto de encontro de quem ama artes cênicas, a Farofa do Processo chega à 9ª edição com uma novidade: a mostra agora ocupa o Complexo Cultural Funarte SP, que inclui quatro salas, um pátio interno e o Teatro de Arena Eugênio Kusnet. O evento gratuito acontece em paralelo à MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo; ambas ocorrem entre os dias 13 e 23 de março.
Este ano, o público poderá acompanhar uma programação intensa e diversa, com mais de 60 processos artísticos, incluindo criações recentes e trabalhos em desenvolvimento. As sessões acontecem ao longo de todo o dia, distribuídas entre manhã, tarde e noite, das 11h às 22h. No total, são mais de 100 horas de atividades voltadas especialmente para o público adulto, oferecendo uma imersão extensa de diferentes linguagens e experimentações da cena artística contemporânea.
O evento foca sua atenção no que há de mais pulsante nos processos artísticos contemporâneos, incentivando o surgimento de novas formas de criação. Desde sua origem, a Farofa mantém uma programação dinâmica, sujeita a mudanças ao longo dos 11 dias de atividades. Acompanhe todo o movimento dessa Farofa pelo Instagram (@faroffasp) e pelo site oficial (https://www.faroffa.com.br/).
A cada edição a mostra se expande mais. Desta vez, estão reunidos trabalhos de artistas como Yasmin Gomes (CE), Fábio Osório (BA), Hilton Cobra (RJ), Grupo Carmin (RN), HBLynda Morais (PE), Alexandre Américo (RN) e Wellington Gadelha (CE) e de Dudu Melo Pigmentar companhia (MG), além de Pepo & Tom, da Argentina.
Para ampliar a experiência dos espectadores, ainda estão previstas rodas de conversa, bate-papos, encontros com programadores e mais. A ideia é aproveitar a oportunidade para debater questões relacionadas à criação, à distribuição, à circulação e à mediação das artes.
Sobre a Farofa
A Farofa nasceu em 2020 como “FarOFFa – Circuito Paralelo de Artes de São Paulo”, a partir de uma provocação da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, com um olhar voltado aos processos de trabalho e internacionalização. No mesmo ano e já em plena pandemia, o coletivo realizou a 2ª edição, denominada “FarOFFa no Sofá”, e se debruçou a pensar sobre a memória da cena. O ano de 2021 é marcado por duas edições: a “OcupAÇÃO FarOFFa”, 3ª edição, que reuniu durante quatro dias cerca de 100 produtores, e 4ª edição, a FarOFFa a mil atravessa fronteiras e chega em Santiago, para participar do Platea 21, encontro internacional de programadores e profissionais das artes cênicas, parte da programação do Festival Santiago a Mil.
Em 2022 foi realizado o “Dispositivo FarOFFa”, a 5ª edição. No formato de um pra um, no quintal, na rua, no jardim ou na praça, um artista e um público se encontraram, para contar e ouvir histórias. Neste ano aconteceu também a “FarOFFa do Processo 2022”, 6ª edição, que reuniu pesquisas que em estágios diferentes e suas múltiplas perspectivas. Após experimentar múltiplos formatos, em sua 7ª edição (2023), foi realizada a “Faroffa Zona”, uma edição na qual a dinâmica consistia em abrir a porta da Kombi “Joyce Sunshine” e partir pela cidade de São Paulo, em diálogo com diversos contextos e construção coletiva. Em 2024 a Farofa ganhou novos contornos, por isso o nome não inclui mais os dois “Fs”.
SERVIÇO
Mostra Farofa do Processo
De 13 a 23 de março de 2025
Gratuito – ingressos distribuídos uma hora antes das apresentações.
Atividades das 11h às 22h.
Informações e programação completa em: https://www.faroffa.com.br/
Locais:
Complexo Cultural Funarte SP
Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos
Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Dr. Teodoro Baima, 94 – Vila Buarque
Siga as redes do evento no Instagram: https://www.instagram.com/faroffasp/
e https://www.instagram.com/corporastreado/
Créditos: Canal Aberto Assessoria de Imprensa