A atriz Nicole Marangoni volta a São Paulo com o espetáculo “EU|TELMA” para uma curta temporada dentro da programação de retomada das atividades da Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro. As apresentações acontecem às quintas-feiras, dias 21 e 28 de novembro e 5 e 12 de dezembro, sempre às 20h, na Sala 3. A entrada é gratuita.
Sob a concepção geral, dramaturgia, direção e atuação de Nicole Marangoni, a peça propõe uma reflexão profunda e sensível sobre a finitude, enfocando as relações afetivas e o amor fraterno. O monólogo é uma autoficção que emerge dos cuidados de fim de vida de seu pai, criando um diálogo íntimo entre as experiências da atriz e a narrativa da personagem Telma, uma cuidadora de idosos.
Em um cenário de fragilidade e vulnerabilidade, tanto Nicole quanto Telma revelam a importância do carinho e da benquerença nas despedidas. Com uma abordagem lírica e orgânica, o solo evoca os processos de despedida que todos nós, um dia, enfrentaremos. A peça convida o público a ressignificar a morte, transformando-a em uma experiência que, embora triste e dolorida, também pode ser uma oportunidade de transcendência.
O espetáculo “EU|TELMA’ foi reconhecido entre os melhores solos da cidade de São Paulo em 2019, segundo os críticos Kyra Piscitelli e Amilton de Azevedo. Em 2023 foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo e está em circulação por sete cidades do ABCDMRR e outras oito do Vale do Paraíba. As apresentações na Oficina Cultural Oswald de Andrade são acessíveis em Libras.
SOBRE NICOLE MARANGONI
Nicole Marangoni (dramaturga, diretora, atriz e produtora) é profissional de teatro desde 2008. Estudou no Centro de Pesquisa Teatral, coordenado por Antunes Filho, e na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Atualmente, está no curso de Bacharelado em Artes Cênicas na Unesp.
Criadora do solo “EU|TELMA”, atuou como palhaça, gestora e proponente da TrupeCali de 2016 a 2020. Através do projeto Palhiare, trabalhou no Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
Em 2020, dirigiu seu primeiro curta-metragem, BOLHA, escrito por Anna Toledo e escolhido pela crítica como o melhor filme no DMOFF.
Responsável pelo roteiro, direção e vozes do podcast interativo infantil “MEU HUMANO SAIU”, com mais de 30 episódios disponíveis em todas as plataformas digitais, e contemplado no Proac Lab da cidade de São Bernardo do Campo.
Foi docente no Curso de Produção Cultural do programa +Qualificação da Fundação das Artes São Caetano do Sul em 2023. Dramaturga, diretora e atriz no espetáculo infanto-juvenil ‘LUA VERMELHA’.
Ministra o “Laboratório de Criação Cênica para Projetos Solos Autorais”, direcionado prioritariamente para mulheres artistas, em instituições como o Instituto de Artes da Unesp e a Fundação das Artes em São Caetano do Sul.
Captou recursos através da Lei de Incentivo Fiscal Federal para projetos como “A Tempestade” (2010), Ricardo III (2011) e Palhiare (2016).
SINOPSE
Os cuidados de fim de vida de um pai e o cotidiano trivial de uma cuidadora de idosos entrelaçam-se nesta narrativa poética sobre a finitude, o luto e estafa do cuidar.
ESPETÁCULO “EU|TELMA”
Ficha Técnica
Dramaturgia, direção, atuação, cenário e figurino: Nicole Marangoni
Desenho de Luz: Yuri Cumer e Eramir Neto
Provocações cênicas: Evinha Sampaio, Janaína Leite, Naiene Sanchez e Rhena de Faria
Produção: Graxa Pina Produções Artísticas
Serviço
Espetáculo “EU|TELMA” com Nicole Marangoni
Gênero: Autoficção
Local: Oficina Cultural Oswald Andrade (Sala 3)
Endereço: Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo
Datas: 21 e 28 de novembro e 5 e 12 de dezembro, quintas-feiras
Horário: 20h
Entrada: Gratuita
Duração: 50 minutos
Classificação etária: 14 anos
*Apresentação acessível em Libras