‘O Auto do Fim do Tempo’ com o núcleo Manás Laboratório de Dramaturgia

por | set 2, 2025 | Cultura, Destaque da Rádio

Com O Auto do Fim do Tempo, o Manás Laboratório de Dramaturgia quer mostrar o esgotamento da vida nos dias de hoje. A dramaturga Fernanda Zancopé partiu da ideia de imaginar como seria o Velho Testamento escrito nos anos 2020 – quais histórias estariam lá? – inspirada por uma leitura de Leandro Karnal que defende esse texto milenar como obra artística e mítica, capaz de registrar um modo de vida. A direção do trabalho é de Dante Passarelli e a temporada de vinte apresentações acontece entre os dias 1º de setembro e 4 de novembro, às segundas e terças, às 21h, na sede do Manás (Rua Treze de Maio, 222, Bixiga, São Paulo, SP).

Com essa ideia em mente e com observações do cotidiano, Zancopé escreveu 12 histórias sobre culpa, guerra, poder, fome e julgamento. “São relatos de situações ordinárias, tanto na esfera privada quanto na pública. Elas também tratam de relações interpessoais e dilemas econômicos”, explica. As narrativas são transmitidas ao público por meio de um coro formado por Eduardo LeoniFernando Aveiro e a própria Fernanda.

Sobre a encenação

Organizada em quatro grandes movimentos, como em uma sinfonia, a encenação representa a jornada da Heroína, uma menina que testemunhou todos episódios narrados e vai propor uma saída para aquela sociedade violenta. “Ela está tentando se reconectar à terra, ao ancestral”, acrescenta o encenador. 

Cada movimento é guiado por um tema. O primeiro trata de culpa e julgamento; o segundo, de trabalho, fome e família; o terceiro é focado nas instituições; e o quarto é dedicado às reflexões da Heroína. 

A mudança entre os atos é marcada por três elementos fundamentais: as projeções em vídeo de Vic Von Poser, a luz de Aline Santini e o trabalho corporal do elenco. A diretora de movimento Ana Paula Lopez desenvolveu com o elenco fisicalidades que transitam entre mais fluida ou mais “pesada” e “dura”, a depender das temáticas abordadas. 

Com a intenção de aproveitar todo o espaço do teatro de três andares, o cenógrafo Fernando Passetti construiu uma grande torre central rodeada de televisores, sugerindo um espaço industrial e contemporâneo.

SERVIÇO
O Auto do Fim do Tempo
Data: 1º de setembro a 4 de novembro, às segundas e terças, às 21h
Local: Teatro Manás Laboratório – Rua Treze de Maio, 222 – Bixiga
Ingresso: R$50 (Inteira) e R$25 (meia-entrada)
Disponíveis no Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/teatromanaslaboratorio
Instagram: @teatromanaslaboratorio
Duração: 75 minutos
Classificação: 
14 anos

Créditos: Canal Aberto Assessoria de Imprensa